Raio X da Educação Infantil em BH
200 mil crianças de 0 a 6 anos em BH
Apenas 15 mil estão em escolas infantis públicas
80% das crianças não frequentam nenhuma escola nessa idade
54 UMEIS (mantidas pela Prefeitura)
600 escolas particulares
As professoras das escolas infantis recebem 50% menos que as do ensino fundamental
Esse é o retrato da Educação Infantil em Belo Horizonte: descaso por parte dos governos, poucas vagas, desvalorização dos profissionais. Isso é assim porque essa etapa da educação tem sido deixada de lado, recebe pouquíssimas verbas, os governos não entendem que é uma fase fundamental para a criança. Como os ricos podem pagar ótimos jardins de infância, o pobre que se vire, não é?
A situação é grave por que:
- As crianças mais pobres estão tendo um direito negado. Aquelas que frequentam escolas nessa fase tem suas potencialidades mais desenvolvidas, além de já aprender a conviver com outras crianças, a respeitar regras e limites.
- Além disso, muitos acidentes e agressões acontecem por que os filhos têm que ser deixados com pessoas despreparadas;
- Você que é mãe e tem filhos nessa idade sabe o aperto de passa para poder ir trabalhar: precisa deixar os filhos com alguém, família, vizinhos, ou então pagar uma escolinha particular (cara, e nem sempre de qualidade).
- Felizmente, as poucas escolas da Prefeitura existentes (as UMEIS) contam com profissionais preparadas e com ensino superior. Mas, com os salários baixos e a sobrecarga de trabalho, acabam escolhendo outra profissão. Pelo contrário, elas deveriam ser mais valorizadas: elas têm a dupla função de CUIDAR E EDUCAR dos nossos filhos, em salas cheias, com espaço e estrutura nem sempre adequados.
Qual é a saída?
Nós, trabalhadores, mães, pais, educadoras infantis, temos que nos unir para mudar essa realidade para toda uma geração de crianças que sofre e sofrerá muito com esse descaso. A luta não será fácil: a presidenta Dilma acaba de cortar R$ 3 bilhões da Educação este ano; a PBH está aprovando um projeto que diminuirá o orçamento para Educação na cidade; a Prefeitura anuncia a ampliação das escolas infantis, mas como fará isso com orçamento mais apertado? Queremos Educação Infantil para todas as crianças, mas também com qualidade e valorização das profissionais!
Por isso estamos dando os primeiros passos na criação do Comitê de Luta Pró-Educação Infantil. Vocês estão convidados a participar dessa organização que lutará pelo direito dos filhos de milhões de trabalhadores e trabalhadoras dessa cidade!
Movimento Mulheres em Luta - MG
Movimento Mulheres em Luta - MG
0 comentários:
Postar um comentário