Quem somos nós

Surgimos, em 2008, como um movimento nacional que mobiliza as mulheres trabalhadoras para lutar contra o machismo e pelo fim de toda forma de opressão e exploração. Esse pontapé foi dado a partir do 1º Encontro Nacional de Mulheres da então Conlutas (central sindical e popular que aglutinava os setores mais combativos em oposição ao governismo da CUT). Essas mulheres chegaram à conclusão de que o machismo afastava as mulheres trabalhadoras da luta dentro dos movimentos e sindicatos, e por isso era preciso lançar um movimento classista de mulheres, que ajudasse a mobilizar as trabalhadoras e a combater toda e qualquer manifestação de machismo em nossas vidas.


Em 2010, o Movimento Mulheres em Luta assumiu direção nacional e organização próprias, se filiando à central CSP-Conlutas. Isso quer dizer que somos um movimento de mulheres trabalhadoras e jovens que acredita que a luta das mulheres é parte da luta da classe trabalhadora, e não separada dela. Nosso papel é combater o machismo dentro dos sindicatos e movimentos, fortalecer as mulheres nesses espaços, mas também construir com todas as trabalhadoras as lutas cotidianas por melhores condições de vida. 

Em nossa concepção e organização, nos diferenciamos dos movimentos feministas policlassistas e governistas. Nossa política é fruto da plena independência dos governos e patrões, e nossa concepção e atuação é pautada na realidade e na centralidade da mulher explorada e oprimida! Em 2013, o MML se prepara para realizar seu 1º Encontro Nacional, de 4 a 6 de outubro. Saiba mais!

2011: 1º Encontro Estadual do MML
A organização do MML em Minas iniciou-se em 2009, com a realização de plenárias em BH, reuniões de mulheres em ocupações urbanas e realização do 1º Encontro de Mulheres da Saúde (2010), organizado em parceria com o Sindeess/BH (reunindo cerca de 80 mulheres da saúde privada). Em setembro de 2011, ocorre o 1º Encontro Estadual, em Mateus Leme, reunindo 116 mulheres de dezenas de cidades e profissões. Em 2011, o MML começou a se organizar também em Contagem, Divinópolis, Juiz de Fora e Congonhas. Em 2012, começa o funcionamento em Itajubá, principalmente sob a base das operárias metalúrgicas. No mesmo ano, em parceria com o Sind-Rede/BH, o MML realizou o 1º Seminário Estadual "Educação Infantil: Diversos olhares, uma só luta", lançou uma campanha municipal pela ampliação de vagas nas UMEIS da capital e esteve lado a lado com as professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de BH, na luta por valorização e melhores salários!

 
Em Minas e no resto do País, lutamos por: 

  • Salário Igual para Trabalho Igual;
  • Educação Infantil pública e de qualidade para todas as crianças, com valorização das professoras da Educação Infantil; 10% do PIB para a Educação JÁ!
  • Aplicação e Ampliação da Lei Maria da Penha! Mais investimentos em políticas e equipamentos públicos de proteção à mulher vítima de violência!
  • 6% do PIB para a saúde! Educação Sexual para não engravidar! Anticoncepcionais gratuitos para não abortar! Aborto legal, seguro e gratuito para não morrer! 
  • Não ao Estatuto do Nascituro, em defesa da vida da mulher!
  • Contra o assédio moral e sexual!
  • Contra qualquer forma de machismo, racismo, trans/lesbo/homofobia!

1 comentários:

  1. Prezadxs, bom dia!

    Gostaria de obter mais informações sobre o movimento para pleitar futura militância.

    O movimento realiza encontros periódicos em BH ou região metropolitana para debater assuntos pertinentes ao blog? Em caso positivo gostaria deixar meu contato para participar do próximo.
    Contato: carolinavitoria02@yahoo.com.br

    Desde já agradeço atenção!
    Carolina Vitória.

    ResponderExcluir

 
Mulheres em Luta MG © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions